Publique aqui

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Resumo do processo Gráfico

Para você que conhece pouco do processo, vamos a uma pequena explicação  dos processos.
Podemos dividir a produção na industria gráfica em tres partes.

Pré-Impressão, Impressão e Acabamento (ou pós impressão)

Vamos a uma breve descrição de cada uma:



Pré-impressão é a primeira etapa do fluxo de trabalho da tecnologia gráfica que inclui todas as operações necessárias para a preparação de imagens e portadores de imagens. A Imagem é o padrão retínico formado por luz refletida ou transmitida por estímulos externos, cuja impressão é completada pelos mecanismos fisiológicos e processos mentais que afetam a percepção visual. O termo imagem é utilizado no cotidiano da tecnologia gráfica para identificar qualquer figura, desenho, ilustração, gráfico, texto ou outra reprodução visível ao olho humano, que retrata o  Original  em sua forma característica, cor e perspectiva. Por original entende-se o ponto inicial de um processo de reprodução de imagens, realizado por meio de uma tecnologia de impressão. 





Impressão é a fase onde a imagem é transferida para o suporte empregando-se diversas tecnologias. Os sistemas de impressão são diferenciados pelo método da transferência de imagem e o tipo de matriz utilizada. 


Offset - Por transferência usando chapa, blanqueta.
Flexografia - Usado clichê de foto-polímero.
Rotogravura - Por cilindros gravados.
Digital - sem matriz, impressão direto do arquivo.



Pós-impressão  é a terceira etapa do fluxo de trabalho da tecnologia gráfica e inclui o acabamento de produtos de consumo e sua logística (armazenamento, distribuição etc.). Acabamento é o sistema de pós-impressão que utiliza processos (tais como revestimento, corte, refile, gofragem e outros métodos) para criar, realçar e preservar qualidades táteis e visuais da superfície de suportes em branco ou impressos e determinar seu formato e dimensões.